TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO: discussões iniciais sobre programas de intervenção

LÚCIO FERNANDES FERREIRA, GLÓRIA CRISTINA FIALHO CABRAL, JOÃO OTACÍLIO LIBARDONI DOS SANTOS, CLEVERTON JOSÉ FARIAS DE SOUZA, ANDREA MICHELE FREUDENHEIM

Resumo


Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) apresenta prevalência de 6% na população infantil, sendo um dos transtornos desenvolvimentais mais frequentes. Este artigo teve como objetivos: (1) apresentar abordagens teóricas que fundamentam os programas de intervenção e; (2) discutir aspectos que estão relacionados com o sucesso destes programas. A participação em programas de intervenção é vital para minimizar os efeitos nocivos ao curso desenvolvimental. No âmbito internacional tanto as abordagens orientadas ao processo quanto as orientadas à tarefa têm predominado nos estudos sobre programas de intervenção. Contudo, é notória a necessidade do aumento das pesquisas envolvendo esta população no âmbito nacional.

Palavras-Chave: Transtorno das Habilidades Motoras. Desenvolvimento Infantil. Cuidado da Criança. Efetividade do Tratamento.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 ACTA Brasileira do Movimento Humano