O VALOR DA SANÇÃO COMO INSTRUMENTO DE PUNIÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Rosângela Rabello

Resumo


A autonomia da consciência moral (último momento do processo de desenvolvimento do juízo moral) deve ser o objetivo de toda educação, no entanto, é importante a passagem por uma fase de moral heterônoma, pois é a partir dela que as regras, embora de origem externa ao indivíduo, são colocadas. As duas morais (da heteronomia e da autonomia) são fontes essenciais do esenvolvimento da moralidade e é por isso que não se deve negligenciar nenhuma delas. Assim, entende-se que ação do “outro” para a educação do Homem é primordial. Neste sentido, este artigo teve como objetivo analisar até que ponto a punição atua como suporte na formação moral do profissional de Educação Física, contribuindo para a reestruturação do juízo moral e reeducação adulta em casos específicos. Concluiu-se, além de atingir tal fim, poderá também servir para provocar dilemas de ordem moral, desencadeando o processo do desenvolvimento moral e uma provável compreensão quanto ao significado da aplicabilidade pedagógica da sanção por parte daqueles que a sofrem.

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