FATORES ASSOCIADOS A PARTICIPAÇÃO DAS ALUNAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA QUESTÃO DE GÊNERO?

Flavio Oliveira, Romário Macedo, Adson Silva

Resumo


As aulas de educação física escolar são contornadas por diversas dificuldades em seu cotidiano, que perpassam qualquer conhecimento sobre o assunto, sendo a não participação das alunas nas práticas uma das mais problemáticas. Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo, avaliar a prevalência e os fatores associados à participação ou não das alunas de uma escola estadual nas aulas de educação física. Metodologia: A amostra foi constituída de 86 estudantes com idades entre 11 e 24 anos. E para identificar os motivos pelos quais as alunas participavam ou não das aulas, foi aplicado um questionário contendo quatro questões objetivas de múltipla escolha. Resultados: 38,6% das alunas não participavam das aulas por não gostarem de esportes e 34% das alunas afirmaram que participariam das aulas, se essas apresentassem conteúdos mais diversificados. Conclusão: É evidente a necessidade de novas discussões sobre o problema, uma vez que, as ações metodológicas dos professores de Educação Física, influenciam a participação ou não, das alunas em suas aulas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 ACTA Brasileira do Movimento Humano