A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E OS ALUNOS SURDOS

Nathalia Ligia Giacomelli Pupim, Thiago dos Santos Canuto, Poliana Piovezana dos Santos, Flavia Regina Stur

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo compreender os resultados que a educação física exerce sobre a socialização e convívio com os demais alunos e professores, assim ajudando a se comportar de forma coletiva entre os demais e com isso espera-se do aluno melhor aproveitamento diante das outras matérias. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva e analítica, na qual participaram todos os alunos surdos, totalizando 4 alunos com idade superior a 10 anos, de 2 escolas estaduais de um município da região central do estado de Rondônia. Para produção de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada, de forma individual entre pesquisados-interprete-aluno, após foram traduzidas e transcritas. Para análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo categorial. A partir dos dados obtidos, ainda não é de total êxito a inclusão dos alunos surdos, por mais que haja iniciativas e tentativas, do corpo docente e de professores, de uma aprendizagem totalmente inclusiva para todos, esse processo ainda caminha de forma lenta em seu ensino e também em suas experiências sócio cultural com os demais alunos dentro e fora de sala de aula. Dentro de todas as dificuldades relatadas, é notável que todos os alunos surdos querem aprender o conteúdo da disciplina de educação física. E que os professores e alunos da escola, tenham que aprender ao mínimo um pouco da Língua de Sinais. Cabendo ao corpo docente da escola, aos professores e interpretes a aplicação metodologias inclusivas.

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