Concepções e expectativas da aposentadoria em trabalhadores da educação pública do Rio Grande do Norte

Alda Karoline Lima da Silva, Gimena Pérez Caraballo, Raphaela Margarida do Nascimento Jucá, Ludmila Sayonara da Silva Xavier Machado

Resumo


Diante do aumento do número de brasileiros que vivenciam o processo de transição trabalho-aposentadoria e dos riscos biopsicossociais que as mudanças da aposentadoria podem produzir, este artigo tem como objetivo investigar a concepção dos trabalhadores da educação pública do Estado do Rio Grande do Norte (RN) sobre a aposentadoria, bem como suas expectativas com a proximidade dessa nova fase da vida. O presente estudo foi desenvolvido com vinte profissionais da educação pública do RN numa abordagem qualitativa, utilizando-se de um questionário socioprofissional e de uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados conforme a análise de conteúdo e classificados em unidades temáticas de sentidos. Os resultados mostram que há uma oposição de expectativas com a chegada da aposentadoria e o cenário de precarização do trabalho desses sujeitos influenciaria diretamente sob essas expectativas. Observou-se que o direito a preparação é apenas mais um dos direitos sociolaborais que lhes foram omitidos.


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ISSN: 1981-1330