A latência na atualidade: considerações sobre crianças encaminhadas para psicoterapia

Denise Steibel, Ana Elisa Hallberg, Bianca Sanchotene, Paula von Mengden Campezatto, Milena da Rosa Silva, Maria Lúcia Tiellet Nunes

Resumo


A latência é o período do desenvolvimento menos abordado pela literatura psicanalítica e menos compreendido, apesar de corresponder à idade na qual ocorre a maior procura por atendimento psicológico. Além disso, questiona-se um possível encurtamento do período da latência em nossa cultura. Partindo desses apontamentos, este estudo tem como objetivo descrever os conflitos e as defesas de crianças que buscaram atendimento psicoterápico em um serviço-escola, verificando se estas apresentariam as características típicas da latência. Foi realizado um estudo de caso coletivo com oito crianças com idade entre 7 e 9 anos, o qual consistia em um encontro de testagem para a aplicação dos testes psicológicos CBCL, Teste de Bender, Desenho da Figura Humana e Teste das Fábulas. Como resultado, foi possível identificar que algumas crianças apresentaram características típicas da latência, demonstrando intenso uso de mecanismos de defesa a fim de lidar com os conflitos advindos do Complexo de Édipo.


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ISSN: 1981-1330