Psicologia e Odontopediatria: contextualização da interdisciplinaridade no Brasil

Maximiano Ferreira Tovo, Elise Sasso Faccin, Aline Groff Vivian

Resumo


A adaptação do comportamento da criança é um tema amplo e muito estudado em Odontopediatria. Esta revisão integrativa da literatura avaliou artigos nacionais publicados de 1980 a 2016, relacionados ao manejo comportamental em Odontopediatria. Foram analisados 87 artigos em bases de dados nacionais como a BVS, PePSIC, SciELO e LILACS. Os resultados demonstraram um número elevado de publicações relacionadas ao manejo comportamental com abordagem não farmacológica (82,75%) e o delineamento observacional transversal foi o mais prevalente, bem como um aumento de publicações, a cada década. Concluiu-se que os artigos que retratam as técnicas de abordagem não farmacológica predominam na literatura nacional, destacando-se o papel da interdisciplinaridade entre a Odontopediatria e a Psicologia, no Brasil. A produção científica ao longo do período avaliado por este estudo vincula fortemente os saberes entre as duas profissões, no intuito de promover a abordagem mais apropriada às demandas clínicas de um paciente infantil.


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ISSN: 1981-1330