Alimentação saudável na infância: representações sociais de famílias e crianças em idade escolar

Cláudia Lilian Witt da Silveira, Ruth Liane Henn, Tonantzin Ribeiro Gonçalves

Resumo


O estudo investigou as representações sociais sobre alimentação saudável de famílias com crianças em idade escolar. Foi um estudo de casos múltiplos, com entrevistas semiestruturadas e desenhos. Participaram oito famílias de classe socioeconômica média e baixa, cinco com condições de segurança e três de insegurança alimentar. A análise revelou que a alimentação do campo na infância dos pais foi uma época difícil, porém, considerada mais saudável. Embora as famílias apontassem uma concepção normatizada de alimentação saudável, várias forças, proximais e distais, tencionavam suas práticas em outra direção. O acesso fácil a alimentos pouco saudáveis e as restrições financeiras, se somavam a vida corrida dos casais e a significados prazerosos associados as “porcarias/besteiras” como modo de sair da rotina. Os achados apontam que as representações sobre alimentação saudável abarcam diferentes contextos de sociabilidade da criança e são atravessados pelo contexto histórico e cultural das famílias, desafiando noções baseadas no conhecimento formal.


Palavras-chave


Hábitos Alimentares; Estudantes; Representação social.

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ISSN: 1981-1330