Percepções sobre Organizações Familiares com alunos (as) do Ensino Fundamental no Município de Canoas/RS – Um relato de Experiência

Fernanda Marques da Silva, Elenise da Silva Pereira, Maria Isabel Morgan-Martins, Jussara Alves Pinheiro Sommer, Eliane Fraga da Silveira

Resumo


As definições de família se originaram sob a influência de diversos aspectos sociais e culturais, estes são instáveis e modificáveis ao longo do tempo. Os bolsistas do Programa de Iniciação à Docência, do curso de Ciências Biológicas (PIBID), realizaram uma pesquisa em uma escola pública do município de Canoas/RS, no ano de 2016, com o objetivo de compreender as percepções de família dos educandos e promover o debate sobre as novas organizações familiares. Para coleta de dados foram realizados desenhos da família e roda de conversa. Os desenhos revelaram a existência de diferentes configurações familiares, tanto do modelo tradicional quanto do modelo de família monoparental. Foi observada a concepção de família quanto à convivência, à rede de parentes que se relacionam e também à qualidade da relação. A percepção das crianças sobre a família pode ajudar educadores a entender como o sistema familiar pode influenciar a percepção do mundo.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN: 1981-1330