Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Ciência Amazônia é uma publicação semestral do Instituto Luterano de Ensino Superior de Porto Velho (ILES/ULBRA), organizado pela Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (COOPEX), que tem como objetivos:

-Divulgar as atividades de pesquisa realizadas pelos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior, apresentadas na Mostra de Iniciação Científica do ILES/ULBRA;

-Divulgar as atividades de pesquisa realizadas pelos docentes e pesquisadores do ILES/ULBRA e de outras instituições de ensino e de pesquisa da região amazônica;

-Promover a integração entre pesquisa, ensino e extensão;

A revista recebe trabalhos multidisciplinares, tanto de iniciação científica quanto de trabalhos de pesquisa e pós-graduação stricto sensu, mas que sejam oriundas da região Amazônica, possui um corpo de avaliadores ad-hoc, que avaliará aos pares e sem identificação dos autores.

 

Políticas de Seção

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista CIÊNCIA AMAZÔNIDA procede à avaliação pela modalidade por pares duplo-cego em duas etapas: inicialmente é designado um editor, o qual avalia o trabalho recebido é avaliado quanto à sua adequação à linha editorial da revista e seu potencial para publicação; caso aprovado, ele é anonimizado e submetido a um processo, coordenado pelo editor, de revisão por dois pareceristas especialistas anônimos. Em caso de discordância entre seus pareceres, o trabalho é encaminhado para um terceiro parecerista para o desempate. Este processo pode resultar em uma de três situações:

a) aceitação do trabalho sem modificações; 

b) devolução aos autores, com sugestões de modificação; 

c) recusa do trabalho.

O Conselho Editorial detém o poder da decisão final. Os autores podem acompanhar pela plataforma todos os passos do processo de avaliação e preparação dos trabalhos.
Os autores serão comunicados, através de correspondência eletrônica, da aceitação ou recusa de seus artigos. A Comissão Editorial não se responsabiliza pela revisão ortográfica, linguística e bibliográfica do trabalho. No entanto, a alta qualidade dos idiomas utilizados nos textos é quesito para a aprovação do trabalho, sendo de responsabilidade do autor as revisões necessárias. Havendo necessidade de alteração quanto ao conteúdo do texto, será sugerido ao autor que a faça e devolva no prazo estabelecido; a falta de cumprimento desse item pode ocasionar a não publicação do artigo.
As opiniões emitidas nos trabalhos são de responsabilidade de seus autores.

 

Periodicidade

Não há prazo determinado para o envio de trabalhos, ou seja, o fluxo de recebimento e processamento é contínuo.

Os trabalhos devem ser submetidos pelo site da revista na internet, que está disponível no endereço: http://periodicos.ulbra.br/index.php/cienciaamazonida

Os dados de identificação do autor devem ser digitados nos campos apropriados da submissão, incluindo nome completo do autor e/ou autores, titulação, cargo ou função, atividade principal exercida, vinculação institucional (se houver), endereço completo para correspondência (incluindo cidade, estado e país) e e-mail.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.