ASPECTOS CULTURAIS DA LÍNGUA INGLESA NO LIVRO DIDÁTICO .

Claudia Regina de Araujo Simões

Resumo


Um livro didático exerce uma influência sobre o professor maior do que qualquer outro material. O componente curricular - língua inglesa – incluída apenas a partir do sexto ano nas escolas públicas, a principio não proporciona ao educando  um aprofundamento da história sociocultural  dos países que falam inglês. Este trabalho busca investigar  se há abordagem dos aspectos socioculturais no livro didático do sexto ao nono ano na Escola EMEF Dom Manuel Pereira, localizada em Esperança - PB. Para tanto, adotou-se a metodologia de análise Quanti - Quali, de caráter exploratório, que pretende conhecer uma prática decorrente realizada através da aplicação de um questionário semi - estruturado, aos professores e alunos da Escola Municipal referida. No geral observou-se que os livros textos são variados e as orientações e pressupostos dos  Programas Curriculares Nacionais - PCNs, categorizando os aspectos culturais são respeitados em proporção muito pequena, e que é implicitamente deixado ao cargo do professor. A abordagem dos aspectos culturais é proporcionada através da adaptação de textos e conteúdos interdisciplinar. A dificuldade é maior ainda nos livros didáticos de inglês de autores brasileiros. Acredita-se que a escolha do material didático possa dar cunho de qualidade ao ensino de língua inglesa na escola pública, de forma similar as outras escolas e ou cursos livres .Para fundamentar nosso trabalho pesquisamos autores a exemplo de Dalpian (1966), Holden (2009), Moita Lopes (1996), Santos ( 2006 ),  Kramsch ( 1993 ), dentre outros.

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