ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: A MATURIDADE PARA ESCOLHA PROFISSIONAL ENTRE ESTUDANTES DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Jessica Menta Lima Lorga

Resumo


Esta pesquisa teve como propósito explorar o nível de maturidade de alunos do último ano do Ensino Médio da cidade de Porto Velho – RO, com o intuito de contribuir e instigar, alunos e instituições, quanto às contribuições de um processo de orientação que vise auxiliar na escolha da futura profissão, a luz da Análise do Comportamento. Foi utilizada a Escala de Maturidade Profissional (EMEP) e uma entrevista semiestruturada que buscou investigar os fatores que influenciam a tomada de decisão. Utilizou-se uma amostra total de 200 alunos, sendo 100 da escola pública e 100 da particular, de ambos os sexos, com faixa etária entre 16 e 19 anos, de duas instituições reconhecidas pelo alto índice de aprovação nos vestibulares (e ENEM) da cidade. Concluiu-se que, em geral, a maioria dos participantes apresentou maturidade satisfatória, sendo que, em um comparativo, aqueles de escola pública apresentaram escores maiores do que aqueles de escola particular. Ficou evidente que além de se preocuparem com suas aprovações, ainda terão que lidar com as incertezas do futuro profissional e das variáveis que estão interferindo na tomada de decisão, o que gera mais ansiedade nesses alunos. A base teórica deste artigo tem como inspiração os trabalhos de Cynthia Borges de Moura, explanando mais detalhadamente sua proposta de Orientação Profissional baseada nas etapas: autoconhecimento, conhecimento da realidade profissional e tomada de decisão, e de Kathia Maria Costa Neiva e seu conceito de maturidade.


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