POSICIONAMENTO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DOCENTES DE JI-PARANÁ ACERCA DA EDUCAÇÃO SEXUAL

Suzana Cristina Gasques, João Rafael Valentim-Silva, Glauber /bedini-de-Jesus

Resumo


A educação formal é uma área do conhecimento repleta de teorias e muitos temas a serem trabalhados durante uma carreira que dura até vida adulta do educando tendo-se em vista que esse é um processo contínuo e sem fim. Dessa forma, o processo educacional formal perpassa por, se não todas, quase todas as fases do desenvolvimento e da vida de um ente do Ser do Homem. Assim, esse torna-se parte da formação da personalidade, educação, moral, intelecto, ética e tudo mais relacionado a esse Ser. Nesse contexto, a educação sexual, além de ser um tema transversal previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) faz parte de um contexto que num geral se inicia na adolescência e nunca mais é descartado até a morte desse Ser. Portanto, devida a importância da educação sexual na formação moral e ética de um ente do Ser do Homem, o presente estudo teve como objetivo identificar o posicionamento da Secretaria de Educação e docentes acerca da Educação Sexual na sua rede escolar. Para efeito do estudo admitiu-se duas estratégias: uma através de entrevista à Secretaria de Educação e outra a professores da rede através de dois questionários abertos contendo quatro perguntas, estruturados cada um para os objetivos. Através da interpretação dos dados, em primeiro lugar notou-se que a Secretaria de Educação trata o tema Educação Sexual como sendo parte dos temas transversais, porém, não o desenvolve de maneira especial ou promove algum programa de formação para tornar os professores da rede mais aptos a tratar o tema. Em segundo lugar, os professores relataram que não possuem ou tiveram uma formação formal acerca do assunto tendo aprendido alguma coisa no âmbito familiar, religioso e/ou na sua própria vida tratando o tema com naturalidade e através de suas próprias concepções, porém, sem uma abordagem técnica através de uma formação adequada. Portanto, pode-se concluir que embora o tema apresente grande relevância na formação de um ente do Ser do Homem, seja um dos temas transversais propostos pelos PCNs e que essa orientação vai acompanhar o mesmo por toda a vida, a Secretaria de Educação de Ji-Paraná não oferece uma formação continuada adequada, não trata o tema com a devida importância e os professores, por sua vez, nunca buscaram conhecimentos formais que melhorassem a sua formação e lhes desse instrumentos para trabalhar de forma adequada e seguindo parâmetros mais amplos e integrais e não somente as suas concepções pessoais, familiares e/ou religiosas.

Palavras chave: Educação Sexual. Parâmetros Curriculares Nacionais. Temas Transversais


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