ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A QUALIDADE DE VIDA E DOENÇAS ASSOCIADAS EM IDOSOS INSTITUCIALIZADOS EM SEGUIMENTO COMUNITÁRIO.

Leicy Dayane Amaral Camargo Amaral Camargo, Kayine Rafaela Orlandine Rafaela Orlandine, Elisando Rosa Pereira Rosa Pereira, Doriléia Cristina Amaral Cristina Amaral

Resumo


A maioria dos gerontologista define o envelhecimento como a redução da capacidade de sobreviver. De fato, o envelhecimento pode ser conceituado como um processo dinâmico e progressivo onde há modificações tanto morfológicas, funcionais, bioquímicas e psicológicas, ocasionando maior vulnerabilidade e maior incidência de processos patológicos. Com o aumento do número de idosos em todo mundo vem acompanhado do aumento na incidência de doenças incapacitantes, crônicas e degenerativas que resultam na perda da independência, e são agravadas pelas queixas de dor, levando a incapacidade funcional e ao comprometimento da qualidade de vida. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão bibliográfica sobre qualidade de vida e doenças associadas a idosos institucionalizados em seguimento comunitário. Realizou-se revisão de literatura sobre a qualidade de vida e doenças associadas em idosos. Como procedimento houve um levantamento bibliográfico utilizando as bases de dados do acervo da Biblioteca do CEULJI/ULBRA de Ji-Paraná, Referência Eletrônica Scielo, Revista Brasileira de Fisioterapia, Revista Geriatria & Gerontologia. Utilizando como estratégia de busca de dados: Qualidade de Vida, Limitação Motora em Centros Comunitários e Atividade Multidisciplinar. A qualidade de vida de idosos tem percussão frágil envolvendo múltiplos fatores etiológicos que afetam o funcionamento de um ou vários sistemas do organismo ligados ao processo de envelhecimento de doenças incapacitantes crônicas e degenerativas, sendo esses um fenômeno universal. A ocorrência de tais acometimentos agrava a perda de autonomia, levando ao aumento de na procura por departamentos de longa permanência especializados em cuidados gerontológicos, onde é indispensável para melhora da qualidade de vida dos idosos o atendimento multidisciplinar. O envelhecimento populacional em nosso país já é uma realidade, ações que buscam lidar com esse crescente contingente de idosos devem ser priorizadas. As universidades têm como papel social prestar a sua contribuição, apoiando iniciativas que visem melhorar a qualidade de vida da população que envelhece. A prática de cuidados às pessoas idosas exige abordagem global, interdisciplinar e multidimensional, existindo interação entre os fatores físicos, psicológicos e sociais que influenciam a saúde dos idosos e a importância do ambiente no qual está inserido.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.