VIOLÊNCIA E EDUCAÇÃO PARA A PAZ EM JORNAIS

Juliana Magrini, Simone de Barros Oliveira, Jairo da Luz Oliveira, Sheila Kocourek

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados parciais de um estudo, desenvolvido em dois jornais da fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul, sobre a representação das temáticas violência e educação para a paz nesses meios de comunicação.  Traz-se as percepções obtidas a partir dos jornais “A Plateia” e “Jornal Cidade”. O trabalho discute a importância que os meios de comunicação têm na construção da realidade e na representação das problemáticas sociais, especialmente procurando refletir sobre o caráter interventor que possuem através da geração de um conteúdo compromissado e imparcial. Essa reflexão coloca em interface os temas comunicação e educação, visto que, a mídia, através de uma linguagem compromissada e interventora, pode contribuir para a não-violência e, assim, à cultura de paz. A pertinência do estudo se dá através do debate sobre a influência dos meios de comunicação na realidade humana e nos problemas sociais.


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