Influência da qualificação de cuidadores na saúde bucal de idosos dependentes de Santa Maria, Brasil-RS

Luciano Oliveira Castillo, Marcylene Arruda Braz, Karin Astrid Seehaber, Daniela M. Botega, Luis Carlos F. Frasca, Elken G. Rivaldo

Abstract


Objetivo: Avaliar o conhecimento dos profissionais cuidadores de idosos dependentes.

Métodos: A população do estudo foi composta por cuidadores (n=24) e idosas dependentes (n=157) de um lar de idosos de Santa Maria/RS, Brasil. Os participantes responderam a um questionário para determinar se possuíam qualificação para realizar suas atividades com relação à higiene bucal. Com relação às idosas, foram realizados exames clínicos para avaliar o índice de mucosa e placa (IMP). Os dados foram avaliados de acordo com análise descritiva e inferencial, utilizando os testes de Saphiro-Wilk, Mann-Whitney, Wilcoxon e Kruskal-Wallis (p ≤ 0.05).

Resultados: Os resultados mostraram que 79% dos profissionais avaliados eram qualificados, e com relação às idosas, 20% possuíam índice IMP ruim, 26% não aceitável e 54% aceitável.

Conclusão: Os cuidadores apresentaram um alto percentual de conhecimento e qualificação, o que não se refletiu na manutenção da higiene bucal das idosas.


Keywords


Cuidadores; idoso; saúde bucal; envelhecimento

Refbacks

  • There are currently no refbacks.