O ensino-aprendizagem e as concepções dos alunos dos cursos de licenciatura em Biologia e Química / Teach-learning and conceptions of Biology and Chemistry initial teacher education courses

Tales Leandro Costa Martins, Daniel da Silveira Rampon

Resumo


Neste artigo apresentamos uma investigação realizada com alunos dos cursos de licenciaturaem Biologia e Química da Universidade Luterana do Brasil – Canoas/RS, sobre suas concepções deensino-aprendizagem. Utilizou-se um instrumento de coleta de dados contendo questões abertas efez-se a avaliação dos questionários agrupando-se as respostas em três categorias de aprendizagem:empirista, inatista e interacionista. Os resultados obtidos sugerem que os estudantes apresentamuma concepção interacionista a respeito do processo de ensino-aprendizagem.

In this paper we present an investigation on conceptions of teach-learning carried out withpupils of the courses of Biology and Chemistry of the Lutheran University of Brazil – Canoas/RS. Theinstrument of data collection consisted of open questions. The answers were analyzed and groupedin three different categories: empirism, inatism and interacionism. The results can be viewed as tosuggest that the students show an interacionist conception regarding the teach-learning process.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Tales Leandro Costa Martins, Daniel da Silveira Rampon

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.