O uso de analogias no ensino do equilíbrio químico / Theaching chemical equilibrium using analogies

Ricardo Luiz de Oliveira, Paulo Augusto Netz

Resumo


Este trabalho se propõe a investigar o papel do uso de analogias no ensino de tópicos deEquilíbrio Químico no Ensino Médio. Buscando evitar o reforço de concepções alternativas, este usodeve ser sistemático e consciente. Assim, usamos uma metodologia consagrada na literatura, ométodo TWA (teaching with analogies). Este estudo foi aplicado em quatro turmas pertencentes aduas escolas: uma escola técnica profissionalizante e uma escola de ensino médio regular. Em cadaescola, foi escolhida uma turma onde foi aplicada uma apostila seguindo a metodologia TWA e umaturma controle, com uma apostila elaborada sem o uso de analogias. Foram aplicados questionáriospra avaliação dos perfis das turmas, bem como pré-testes e pós-testes a todas as turmas, com ointuito de determinar a evolução conceitual e investigar o papel do uso de analogias nesta evolução.Os resultados mostraram que, embora a evolução, em ambas as escolas, seja maior nas turmas queusaram a metodologia de ensino com o uso de analogias, a diferença é significativamente maior naescola de ensino profissionalizante.

This work aims to investigate the role of teaching using analogies in the study of ChemicalEquilibrium. This method must be applied in a systematic way, in order to avoid the development ofmisconceptions, therefore, we choose the method TWA (teaching with analogies). This work wasapplied in four classes, belonging to a technical school and to a regular school. In each school, agroup was chosen where the TWA method was applied and a group was chosen as a control.Evaluation of the profiles of the groups was done by questionnaires, as well as pre-tests and posttests,in order to determine the conceptual evolution and to investigate the role of the use of analogiesin this evolution. Results had shown a bigger evolution in the classes with the TWA method, in both theschools, but the difference is significantly bigger in the technical school.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Ricardo Luiz de Oliveira, Paulo Augusto Netz

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.