Reflexões sobre o Ensino de Conceitos Numéricos para Alunos Surdos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre estratégias empregadas para o ensino de conceitos numéricos iniciais a alunos surdos nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, em uma unidade especializada na educação de surdos de um município da região metropolitana de Porto Alegre-RS. O percurso metodológico constituiu-se por uma abordagem qualitativa, utilizando o método exploratório descritivo e explicativo, empregando-se na coleta de dados entrevista semiestruturada, observações e filmagens em sala de aula. Os dados coletados e analisados demonstraram a importância do ensino ser pautado na língua de sinais e nas características pertinentes ao aluno surdo. É fundamental articular os conhecimentos matemáticos adquiridos pelo professor com objetivos e propostas metodológicas adequadas à construção dos conceitos numéricos. Constatou-se que os materiais didáticos utilizados no ensino dos conceitos numéricos podem ser uma alternativa metodológica significativa à disposição do professor e do aluno, envolvendo-os na realização das tarefas e permitindo a construção de abstrações reflexivas.
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Direitos autorais 2015 Rosiane da Silva Rodrigues, Marlise Geller

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eISSN: 2178-7727
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