Relação Inversa entre Adição e Subtração em Alunos Adultos do Ensino Fundamental

Caroline Lacerda Dorneles, Beatriz Vargas Dorneles

Resumo


Este texto descreve uma pesquisa-intervenção realizada com alunos adultos do Ensino Fundamental. Teve como objetivo identificar o papel do ensino na aprendizagem da relação inversa entre adição e subtração e verificar se o cálculo relacional pode ajudar nessa relação. Foi desenvolvida uma intervenção com atividades sobre a relação inversa entre adição e subtração e os alunos foram avaliados antes e depois da intervenção.   Esses procedimentos possibilitaram uma análise quali-quantitativa. Tratando-se da relação inversa entre adição e subtração, o estudo revelou que na aprendizagem de adultos é fundamental considerar o tempo que cada aluno necessita para aprender, assim como os conhecimentos construídos ao longo da vida. Entretanto, é preciso ter cuidado para não confundir os conhecimentos adquiridos na trajetória de vida com a capacidade de raciocino complexo, necessária para operações matemáticas.


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