Narrativas de colonos alemães de Santa Maria do Herval: disciplinamento e relações de poder exercidas pela escola

Ketlin Kroetz, Isabel Cristina Machado Lara

Resumo


RESUMO: O presente artigo apresenta resultados parciais advindos de uma pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, ainda em andamento, desenvolvida na cidade de Santa Maria do Herval, município pertencente ao Rio Grande do Sul, Brasil. Objetiva analisar as relações de poder e o disciplinamento do corpo exercidas pela escola em imigrantes, em particular, alemães, por meio das narrativas de colonos residentes na cidade. Por meio de entrevistas, dois colonos alemães escolhidos por sua baixa escolarização produziram as narrativas analisadas. Metodologicamente, a pesquisa apresenta abordagem qualitativa e como método de análise de dados utiliza aportes teóricos de Michel Foucault, realizando uma análise do discurso. Mostra que o poder utilizado pela escola para produzir modos de pensar, agir e docilizar os sujeitos encontrava-se também na conduta dos alemães, que lutavam pelas suas ideologias e demoravam para adquirir os costumes brasileiros. Além disso, traz à tona que o ensino rígido recebido foi ressignificado, o que evidencia a presença de saberes que vão muito além da sala de aula. Os saberes dos sujeitos alemães são legitimados e utilizados como conjunto de verdades criadas a partir de um consenso existente entre o grupo cultural.


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