A Recontextualização de Textos de Disciplinas Específicas da Licenciatura em Matemática para a Educação Básica
Resumo
O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar como são recontextualizados, em salas de aula de professores de Matemática, textos de disciplinas específicas da Licenciatura em Matemática. Para tanto, utilizamos como procedimentos metodológicos observações, entrevista semiestruturada e análise documental. As observações foram realizadas em quatro salas de aula de Matemática da educação básica e forneceram insight que nortearam as questões das entrevistas realizadas com os professores. Os dados produzidos por esses instrumentos, quando necessário, foram subsidiados pela análise de livros didáticos. Os resultados apontam que o modo como o texto matemático é produzido em disciplinas específicas não tem favorecido a sua transformação para fins de uso na educação básica.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Jaqueline de Souza Pereira Grilo, Jonei Cerqueira Barbosa, Ana Virgínia de Almeida Luna
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Conceito A2 na Capes(2021)Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.