Trabalhando o cálculo a partir da modelagem de um experimento / Teaching calculus using the modeling of an experiment

Marilaine de Fraga Sant'Ana

Resumo


presente trabalho aborda a utilização de Modelagem Matemática como estratégia para oensino de Cálculo. Trata-se da utilização de um experimento simples, o escoamento de água por umorifício em uma garrafa plástica, e da criação de um modelo matemático para representá-lo. Apresenta-se os registros decorrentes da realização desta experiência em turma piloto formada por alunosda disciplina de Cálculo I da ULBRA, inseridos no contexto de Modelagem Matemática comoEstratégia de Ensino e Aprendizagem.

In this paper we approach the use of the Mathematical Modeling strategy to teach Calculus.We make use of a simple experiment and the construction of a mathematical model that represent it.The experiment is about the draining of water through a little hole in a bottle. We registered the dataand build its mathematical model. We describe the experience made in a pilot class of students of thefirst course of Calculus at ULBRA.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Marilaine de Fraga Sant'Ana

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.