Trabalhando o cálculo a partir da modelagem de um experimento / Teaching calculus using the modeling of an experiment
Resumo
presente trabalho aborda a utilização de Modelagem Matemática como estratégia para oensino de Cálculo. Trata-se da utilização de um experimento simples, o escoamento de água por umorifício em uma garrafa plástica, e da criação de um modelo matemático para representá-lo. Apresenta-se os registros decorrentes da realização desta experiência em turma piloto formada por alunosda disciplina de Cálculo I da ULBRA, inseridos no contexto de Modelagem Matemática comoEstratégia de Ensino e Aprendizagem.
In this paper we approach the use of the Mathematical Modeling strategy to teach Calculus.We make use of a simple experiment and the construction of a mathematical model that represent it.The experiment is about the draining of water through a little hole in a bottle. We registered the dataand build its mathematical model. We describe the experience made in a pilot class of students of thefirst course of Calculus at ULBRA.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Marilaine de Fraga Sant'Ana
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Conceito A2 na Capes(2021)Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.