Biotecnologia na Escola: a inserção do tema nos livros didáticos de Biologia

Viviane Barneche Fonseca, Vera Lucia Bobrowski

Resumo


Um dos principais recursos didáticos utilizados por grande parte dos professores é o livro didático. Sabe-se da sua importância, pois auxilia o docente em sua prática pedagógica, além de ser considerado uma fonte de informação aos alunos. Com os avanços biotecnológicos, faz-se necessária a inserção de novos temas na sala de aula e a atualização desse material. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar como a Biotecnologia é abordada nos livros didáticos. Para isto, iniciou-se um trabalho de pesquisa na forma de questionário semiaberto com dez professores de Biologia do Ensino Médio de escolas públicas de Pelotas/RS, através do qual se buscou verificar dentre os autores recomendados pelo PNLD 2012 quais eram considerados preferência entre os docentes, a fim de analisar posteriormente alguns aspectos das obras vinculados à Biotecnologia, como: temas, forma de abordagem, imagens, exercícios propostos, questões éticas e polêmicas, presença de glossário e textos paralelos, indicações de leituras complementares e bibliografia para estudo fora da escola. Foram destacados os autores Amabis e Martho, César, Sezar e Caldini e Gewandsznajder e Linhares, sendo então analisado o volume 3 de suas obras. Para cada elemento, verificou-se similaridades e também diferenças, sendo que as lacunas encontradas em um livro não foram as mesmas nos outros, portanto existe um equilíbrio entre as obras e a escolha de um desses livros dependerá da proposta de ensino e aprendizagem, assim como das fragilidades de cada professor. Um aspecto a se ressaltar é o fato de que os temas desenvolvidos nos livros são também aqueles presentes na mídia, fazendo-se necessária uma conexão entre esses dois meios de divulgação, abordando questões científicas aliadas aos aspectos sociais. A Biotecnologia envolve diversas implicações e devem ser discutidos os prós e contras, veracidades, omissões e possíveis consequências das suas aplicações para a sociedade e o meio ambiente, a fim de que os alunos desenvolvam sua criticidade e estejam habilitados a participar de debates, argumentando e defendendo suas opiniões próprias.


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