A Educação Superior em Fisioterapia com Estudantes Cegos: uma análise à luz de uma abordagem histórico-cultural
Resumo
Esta pesquisa busca interpretar as mediações associadas ao processo educativo, em especial, nas componentes curriculares de Ciências da Natureza e de Ciências da Saúde, com base no que expressaram cegos que, na qualidade de alunos, participaram de cursos de graduação em Fisioterapia. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco pessoas cegas. As expressões registradas e transcritas foram submetidas aos procedimentos da análise textual discursiva. Os resultados indicam que estes sujeitos destacaram as interações sociais como um elemento indispensável para suas formações em Fisioterapia.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Ivani Cristina Voos, Fábio Peres Gonçalves

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática
Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)
Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:
- Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
- Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
- Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
- Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)
Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.
Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática
Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)
Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:
- Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
- Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
- Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
- Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)
Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.
Conceito A1 na Capes(2019)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:![]() | Scopus | ![]() | Latindex | ![]() | Edubase (SBU/UNICAMP) |
![]() | Sumarios.org | ![]() | Google Scholar | ![]() | Portal LivRe (CNEM) |
![]() | Journals for Free | ![]() | REDIB | ![]() | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.