Matemática Científica e Escolar: saberes, crenças e concepções de professores na construção coletiva de um livro didático

Lucas Medeiros e Melo, Victor Giraldo, Rodrigo Rosistolato

Resumo


O objetivo deste trabalho é investigar os processos de troca e negociação de conhecimento (Shulman, 1986), as crenças e concepções (Thompson, 1992; Ponte, 1992), sobre matemática científica e escolar, entre os participantes envolvidos no desenvolvimento de uma coleção de livros didáticos digitais para o Ensino Fundamental (Projeto MatDigital). A coleção de livros inclui quatro volumes em formato digital interativo, integrando uma série de recursos multimídia. O projeto é composto por uma equipe com diversas formações acadêmicas e profissionais, que reúne professores do ensino fundamental e professores universitários. A metodologia de pesquisa se baseia na participação observante (Wacquant, 2002), e inclui a análise de registros escritos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados incluem a presença de concepções já identificadas na literatura de pesquisa em Educação Matemática e permitem indicar as diferentes formas de contribuição oferecida pelos professores da escola e da universidade ao projeto de construção de livros didáticos digitais.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Lucas Medeiros e Melo, Victor Giraldo, Rodrigo Rosistolato

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexações:

A Acta Scientiaeé indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.