Orientações curriculares para a Matemática no Ensino Médio: uma análise sob o Enfoque Ontosemiótico

Carmen Teresa Kaiber, Luísa Silva Andrade

Resumo


Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar o desenvolvimento da Matemática no Ensino Médio de escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul, sob a perspectiva do Enfoque Ontosemiótico do Conhecimento e a Instrução Matemática (EOS), como possibilidade teórica e didática para análise e organização de currículos de Matemática para esse nível de ensino. Particularmente, são apresentados, aqui, resultados referentes a uma análise realizada no documento Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (BRASIL, 2006), com base na dimensão epistêmica do EOS presente nos blocos de conteúdos Números e Operações, Geometria, Funções e Análise de Dados e Probabilidade. Resultados apontam, em todos os blocos de conteúdos, a presença dos componentes de idoneidade epistêmica. Destaca-se a presença de situações-problema, base para o desenvolvimento da atividade matemática dentro da perspectiva ontosemiótica, as quais devem ser apresentadas de forma contextualizada, utilizando questões práticas e cotidianas, possibilitando ao estudante refletir e argumentar sobre as escolhas matemáticas feitas em suas soluções. Sobre a linguagem matemática é enfatizada a leitura e interpretação das informações por meio de representações, sejam elas em linguagem natural, simbólica, gráfica, tabular ou figural. As regras são definidas a partir de orientações, tanto de caráter geral quanto específicas, referentes ao desenvolvimento dos conteúdos em sala de aula. A análise realizada permitiu perceber a presença de elementos que entram em consonância com os apontados pelo EOS no que se refere ao tratamento dado ao conhecimento matemático: como atividade de resolução de problemas, como linguagem simbólica e como sistema conceitual logicamente organizado.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Carmen Teresa Kaiber, Luísa Silva Andrade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.