A Influência das Simulações no Aprendizado de Colisões Mecânicas em Física
Resumo
Neste artigo buscamos investigar experimentalmente as contribuições do uso de simulações para a aprendizagem significativa do conceito de colisões. Para esse estudo utilizamos análises verbal e gestual como indicadores de imagens mentais empregadas pelos alunos durante suas explicações. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, realizadas antes e após as simulações, com o grupo experimental e o controle. Analisamos a ocorrência de uma possível evolução na aprendizagem desses diferentes grupos. Como aporte teórico, adotamos a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel como suporte da Teoria da Mediação Cognitiva (TMC), de Campello de Souza. Os resultados indicam que as representações mentais de conceitos associados ao estudo de colisões sofreram uma notável evolução, com modificações dos driversdevido àss mediações hiperculturais, relacionadas com as simulações de colisões.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Agostinho Serrano, Jeferson Fernando de Souza Wolff
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Conceito A2 na Capes(2021)Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.