O Ensino de Geometria no Ensino Fundamental / The Teaching of Geometry in Primary Schools

Joice da Silva Lobo da Silva Lobo Lobo, Arno Bayer

Resumo


Neste artigo apresentamos algumas considerações históricas sobre o ensino de Geometria noBrasil desde o século 18I. Focamos o ensino de Geometria no Ensino Fundamental, salientando oseu resgate respaldado nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Apresentamos considerações sobreo Ensino de Geometria em nossas escolas, baseadas em dados pesquisados nos programas ejuntos aos professores de matemática do Ensino Fundamental. Esta pesquisa foi realizada junto àsescolas estaduais que compõem a 27ª Coordenadoria Regional de Educação – RS, na qual pontuamosduas questões: “Por que ensinar Geometria?” e “O que se ensina de Geometria?”.

This article presents some historical considerations about the teaching of Geometry in Brazil,since the 18th century until today, with the creation of the “Parâmetros Curriculares Nacionais” (aNational Guide for Curriculum Organization). We present some considerations about the teaching ofGeometry, based on the examination of course programs and on a survey with mathematics teachersof public schools from the 27ª Education District of Rio Grande do Sul State. Two main questionswere proposed to them: “Why to teach Geometry?”, and “What we teach in Geometry?”.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Joice da Silva Lobo da Silva Lobo Lobo, Arno Bayer

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.