O Modelo na Modelagem Matemática na Realidade do Mundo Cibernético

Rodrigo Dalla Vecchia, Marcus Vinicius Maltempi

Resumo


Nosso objetivo nesse artigo é mostrar que construções usando uma linguagem de programação podem ser entendidas como modelos em uma esfera da Modelagem Matemática. Este objetivo emerge da análise de dados com estudantes de matemática engajados na construção de seus próprios jogos eletrônicos usando a linguagem de programação Scratch. Como nosso principal resultado, apresentamos as construções feitas usando a linguagem de programação Scratch como modelos matemáticos/tecnológico, que, por serem baseados em uma tecnologia digital, podem incorporar sons e aspectos visual-estéticos em sua estrutura, bem como aspectos relacionados com a linguagem falada, mostrando assim um tipo de modelo que difere daqueles comumente usados ​​em linguagem matemática formal praticada na sala de aula.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Rodrigo Dalla Vecchia, Marcus Vinicius Maltempi

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.