Contribuições ao Design Instrucional e à Cyberformação por meio do feedback de estudantes sobre HQs matemáticas interativas

Maurício Rosa, Vinícius Pazuch

Resumo


Essa pesquisa objetivou analisar o processo de construção de Histórias em Quadrinhos (HQs) Matemáticas Interativas, tomando-as como materiais educacionais matemáticos digitais. Esse artigo centra-se no feedback apresentado por estudantes de matemática em relação às HQs Interativas, no momento de produção de dados, como fase condicionante para o processo de construção (design) das HQs e como forma de identificação das potencialidades que um produto digital pode produzir em termos do processo educacional matemático. Este processo, a nosso ver, culmina na produção de indícios para a concepção de Cyberformação (formação com o trabalho com tecnologias, na qual a construção de ideias matemáticas com Tecnologias Digitais se torna um fator fundamental para a produção do conhecimento), decorrentes desta vivência em formação inicial dos estudantes de Cálculo Diferencial e Integral, participantes da investigação. Nesse ínterim, ressaltamos que: o feedback de HQs interativas como processo depurativo permite a visualização de erros e a avaliação da própria experiência interativa/cognitiva. Esse feedback como ação de aprendizagem, possibilita que os aspectos cognitivos em relação aos conceitos matemáticos sejam salientados, bem como outras possibilidades propiciadas pelas HQs em termos de interação e vivência. Também, o feedback tomado como experiência estética, evidencia a ampliação de processo imaginativo matemático relacionado ao processo lúdico encontrado na HQ e, por último, como processo cyberformativo, gerado pela totalidade compreensiva da HQ, apresenta aspectos matemáticos, pedagógicos, tecnológicos e lúdicos que se mostram como possibilidade formativa a partir do ser-com, pensar-com e saber-fazer-com-a-HQ-Interativa.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Maurício Rosa, Vinícius Pazuch

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.