As Concepções Sobre Insetos no Ensino Fundamental em Escola Pública de Sapucaia do Sul, RS.

Leticia Azambuja Lopes, Mariela Valduga, Yasmin Athaydes, Rossano André Dal-Farra

Resumo


Os insetos são animais que possuem o táxon mais diverso do planeta, sendo encontrados em quase toda a Terra, desempenhando um papel fundamental para os ecossistemas, pois são os principais polinizadores, promovendo a manutenção da biodiversidade. Diante da relevância deste tema para o ensino de ciências e biologia, a discussão das interfaces entre as questões biológicas e sociais proporciona um campo fértil na produção de saberes na escola. A pesquisa foi amparada por práticas educativas visando verificar as concepções dos estudantes sobre esse grupo animal no ensino fundamental. Os insetos mais citados pela maioria dos estudantes foram barata, formiga, mosca, mosquito e abelha. Outros táxons foram identificados como insetos, por exemplo, aranha, minhoca, escorpião e carrapato. De maneira geral, foi observado que houve alteração nas concepções dos estudantes após a aula expositiva.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Leticia Azambuja Lopes, Mariela Valduga, Yasmin Athaydes, Rossano André Dal-Farra

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.