As Concepções Sobre Insetos no Ensino Fundamental em Escola Pública de Sapucaia do Sul, RS.
Resumo
Os insetos são animais que possuem o táxon mais diverso do planeta, sendo encontrados em quase toda a Terra, desempenhando um papel fundamental para os ecossistemas, pois são os principais polinizadores, promovendo a manutenção da biodiversidade. Diante da relevância deste tema para o ensino de ciências e biologia, a discussão das interfaces entre as questões biológicas e sociais proporciona um campo fértil na produção de saberes na escola. A pesquisa foi amparada por práticas educativas visando verificar as concepções dos estudantes sobre esse grupo animal no ensino fundamental. Os insetos mais citados pela maioria dos estudantes foram barata, formiga, mosca, mosquito e abelha. Outros táxons foram identificados como insetos, por exemplo, aranha, minhoca, escorpião e carrapato. De maneira geral, foi observado que houve alteração nas concepções dos estudantes após a aula expositiva.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Leticia Azambuja Lopes, Mariela Valduga, Yasmin Athaydes, Rossano André Dal-Farra

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Conceito A2 na Capes(2021)Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:![]() | Scopus | ![]() | Latindex | ![]() | Edubase (SBU/UNICAMP) |
![]() | Sumarios.org | ![]() | Google Scholar | ![]() | Portal LivRe (CNEM) |
![]() | Journals for Free | ![]() | REDIB | ![]() | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.