As Concepções Sobre Insetos no Ensino Fundamental em Escola Pública de Sapucaia do Sul, RS.

Leticia Azambuja Lopes, Mariela Valduga, Yasmin Athaydes, Rossano André Dal-Farra

Resumo


Os insetos são animais que possuem o táxon mais diverso do planeta, sendo encontrados em quase toda a Terra, desempenhando um papel fundamental para os ecossistemas, pois são os principais polinizadores, promovendo a manutenção da biodiversidade. Diante da relevância deste tema para o ensino de ciências e biologia, a discussão das interfaces entre as questões biológicas e sociais proporciona um campo fértil na produção de saberes na escola. A pesquisa foi amparada por práticas educativas visando verificar as concepções dos estudantes sobre esse grupo animal no ensino fundamental. Os insetos mais citados pela maioria dos estudantes foram barata, formiga, mosca, mosquito e abelha. Outros táxons foram identificados como insetos, por exemplo, aranha, minhoca, escorpião e carrapato. De maneira geral, foi observado que houve alteração nas concepções dos estudantes após a aula expositiva.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Leticia Azambuja Lopes, Mariela Valduga, Yasmin Athaydes, Rossano André Dal-Farra

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.