O Abandono da Docência. O curso de Matemática do CESC/UEMA, segundo os egressos que não têm a docência como atividade profissional

Arno Bayer, Lélia de Oliveira Cruz

Resumo


Este artigo trata de uma investigação realizada com egressos do Curso de Licenciatura em Matemática do CESC/UEMA que estão fora da docência. Teve por objetivo conhecer a visão deles sobre as contribuições do curso para que os licenciados enfrentem, com autonomia, a entrada na carreira do magistério. O estudo pautou-se na presença constante do fenômeno do desencanto e/ou da falta de atratividade pela carreira docente, que tem levado os egressos do curso a buscarem outras profissões. Os dados apresentados foram coletados por meio de questionário respondido por 56,25% dos egressos, sujeitos da investigação. Os mesmos foram analisados e discutidos sob a luz do referencial teórico e apontam para a necessidade da construção de competências que confiram aos futuros professores autonomia e segurança para enfrentar o confronto com as situações reais do exercício profissional.


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