A Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável com atividades interdisciplinares na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Maria Eloisa Farias, Júlio Mateus de Melo Nascimento

Resumo


Este estudo apresenta problemas do cotidiano, ligados ao ambiente, que sob a forma de atividades interdisciplinares diversificadas podem ser desenvolvidas na escola e assim valorizar a participação dos estudantes na comunidade, visando a Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. Participaram do trabalho, 41 alunos e 02 professores pertencentes a duas escolas (uma particular e uma pública estadual) de Educação de Jovens e Adultos em um município do interior do Rio Grande do Sul.  Envolveu atividades interdisciplinares com conteúdos de Biologia e Artes que proporcionaram aulas com a valorização da pesquisa e o desenvolvimento da educação ambiental através do estudo do ambiente como tema motivador para o exercício da cidadania. A metodologia envolveu estratégias de ensino como: aula expositiva dialogada e participativa; atividades interdisciplinares de Biologia e Artes na resolução de problemas. As atividades interdisciplinares foram eficientes na aprendizagem dos alunos ao propiciar a associação com temas e fatos do cotidiano, evidenciados através de verbalizações, apresentações e representações gráficas. Contatou-se a falta de incentivo nas escolas para que se estabeleçam condições em que o conhecimento se torne dinâmico e possa aproximar as práticas pedagógicas da realidade dos estudantes.

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Direitos autorais 2015 Maria Eloisa Farias, Júlio Mateus de Melo Nascimento

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Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

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  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

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Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
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Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

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  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

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eISSN: 2178-7727

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