Análise de Erros em Cálculo: uma Pesquisa para Embasar Mudanças / Error Analysis in Calculus: a Research to Base Changes

Helena Noronha Cury, Mariana Cassol

Resumo


Neste artigo, apresentamos, inicialmente, diferentes formas de enfocar os erros cometidos poralunos em disciplinas matemáticas. A seguir, relatamos uma experiência com análise de erros emCálculo Diferencial e Integral, apontando conclusões sobre as dificuldades dos estudantes e sugerindomudanças na metodologia de trabalho em sala de aula. Consideramos que a introdução dainvestigação em sala de aula é uma forma de tornar o aluno sujeito de seu próprio processo deaprendizagem, responsabilizando-se pelos erros cometidos.

In this paper, we present different ways of focusing student’s errors in mathematical contents.Further, we relate an experiment with error analysis in Differential and Integral Calculus, pointing outsome conclusions about student’s difficulties and suggesting changes in methodology. We considerthat, through research in classroom, the students can became the subjects of their own learningprocess, being responsible for the errors they make.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Helena Noronha Cury, Mariana Cassol

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.