Registros de Representação Semiótica: um Estudo sobre a Parábola / Semiotic Representation Registers: a Study about Parabola

Cristina Aparecida de Melo Piza, Angela Marta Pereira das Dores Savioli

Resumo


Este artigo relata resultados de uma pesquisa que investigou se o desenvolvimento de uma sequência didática que considera o tratamento, a conversão e a coordenação de diferentes registros de representação semiótica da parábola, com o uso didático da História da Matemática,  possibilitaria ao estudante compreender que a parábola caracterizada como seção de um cone ou como lugar geométrico representa o mesmo objeto matemático. A pesquisa fundamentou-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Duval (2003). A metodologia empregada foi baseada na Engenharia Didática, envolvendo estudantes da terceira série de um curso de Licenciatura em Matemática. Os resultados mostraram que o desenvolvimento da sequência didática possibilitou aos estudantes, sujeitos dessa pesquisa, compreender que a parábola caracterizada como seção de um cone ou como lugar geométrico, representa o mesmo objeto matemático.

This article reports the results of a research whose objective was to investigate whether theuse of a didactic sequence that considers the treatment, the conversion and coordination of differentrecords of semiotic representation of the parabola, with the didactic use History of the Mathematic,allows students to understand that it characterized as a section of a cone or characterized as locusrepresents the same mathematical object. Research is well-founded in the Theory of Registers ofSemiotic Representations, by Duval (2003). The methodology utilized is based on the DidacticEngineering, involving third year students of a university-level Mathematics teacher-trainingprogram. The confrontation between the previous analysis and a posterior analysis showed that thedevelopment of the didactic sequence possibilities that the students, understanding that the parabolacharacterized like section of a cone or characterized as locus represents the same mathematicalobject


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eISSN: 2178-7727

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