Registros de Representação Semiótica: um Estudo sobre a Parábola / Semiotic Representation Registers: a Study about Parabola

Cristina Aparecida de Melo Piza, Angela Marta Pereira das Dores Savioli

Resumo


Este artigo relata resultados de uma pesquisa que investigou se o desenvolvimento de uma sequência didática que considera o tratamento, a conversão e a coordenação de diferentes registros de representação semiótica da parábola, com o uso didático da História da Matemática,  possibilitaria ao estudante compreender que a parábola caracterizada como seção de um cone ou como lugar geométrico representa o mesmo objeto matemático. A pesquisa fundamentou-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Duval (2003). A metodologia empregada foi baseada na Engenharia Didática, envolvendo estudantes da terceira série de um curso de Licenciatura em Matemática. Os resultados mostraram que o desenvolvimento da sequência didática possibilitou aos estudantes, sujeitos dessa pesquisa, compreender que a parábola caracterizada como seção de um cone ou como lugar geométrico, representa o mesmo objeto matemático.

This article reports the results of a research whose objective was to investigate whether theuse of a didactic sequence that considers the treatment, the conversion and coordination of differentrecords of semiotic representation of the parabola, with the didactic use History of the Mathematic,allows students to understand that it characterized as a section of a cone or characterized as locusrepresents the same mathematical object. Research is well-founded in the Theory of Registers ofSemiotic Representations, by Duval (2003). The methodology utilized is based on the DidacticEngineering, involving third year students of a university-level Mathematics teacher-trainingprogram. The confrontation between the previous analysis and a posterior analysis showed that thedevelopment of the didactic sequence possibilities that the students, understanding that the parabolacharacterized like section of a cone or characterized as locus represents the same mathematicalobject


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Cristina Aparecida de Melo Piza, Angela Marta Pereira das Dores Savioli

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.