Formação Técnica e Preservação Ambiental no Vale do Paranhana (RS): Uma Proposta Curricular Integradora / Technical Training and Environmental Preservation in the Paranhana Valley: A Integrated Curriculum Proposal

Cláudio Kaiser, Carmen Kaiber da Silva, Renato Pires dos Santos dos Santos

Resumo


O desenvolvimento deste estudo tem como idéia fundamental levantar indicadores para aReestruturação Curricular como uma Proposta Integradora na Formação Técnica e Preservação Ambientalda E.T.E.M.L. (Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato), como um ensino que desenvolva os conteúdose os conhecimentos de forma integrada, vinculados à realidade existencial dos alunos, valorizando osconhecimentos anteriores, a integração com o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável, proporcionandouma aprendizagem sólida, capaz de fornecer instrumentais teóricos e práticos voltados para asolução de problemas na área de manutenção elétrica, eletrônica e mecânica, dentro e fora das empresastanto no Vale do Paranhana como em qualquer outro lugar, de forma a preservar a natureza.

The development of this study has as its fundamental idea to seek for indicators for the CurricularReorganization as a Integrated Proposal in the Technical Training and Environmental Preservation at Monteiro Lobato Technical School (a Public School owned by the State), as an education that developsthe contents as well as the knowledge in a integrated form, linked to the existential reality of the pupils,valuing their previous knowledge, their integration with the Environment and the SustainableDevelopment, and providing a solid learning, capable of supplying theoretical and practical instrumentsdirected towards the solution of problems in electric maintenance, electronics and mechanics areas,inside and outside of the companies in the Paranhana Valley (Rio Grande do Sul State, Brazil, as wellas in any other place, regarding the preservation of Nature.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Cláudio Kaiser, Carmen Kaiber da Silva, Renato Pires dos Santos dos Santos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.