Etnomatemática: uma possibilidade para tratar a diversidade cultural em sala de aula

Mayara Araújo Saldanha, Ketlin Kroetz, Isabel Cristina Machado Lara

Resumo


Esse artigo apresenta subsídios teóricos que versam sobre os conceitos de diversidade cultural e Etnomatemática. Objetiva, por meio de um estudo bibliográfico, discutir as possibilidades de estabelecer a Etnomatemática como uma alternativa para tratar a diversidade cultural em sala de aula.  Questões a respeito da concepção de diversidade são discutidas sob a ótica da diferença cultural e das relações de poder nela envolvidas. Propõe teorizações relacionadas à Etnomatemática dando ênfase aos aspectos políticos nas relações interculturais. Destaca possíveis reflexões e indagações que evidenciam a relevância da pesquisa em Etnomatemática e, sobretudo, suas potencialidades na dimensão pedagógica.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Mayara Araújo Saldanha, Ketlin Kroetz, Isabel Cristina Machado Lara

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexações:

A Acta Scientiaeé indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.