Abordagem CTSA através da temática produção de sabão

Thales Fagundes Machado, Denise da Silva, Jhon Pablo Lima Cornélio, José Claudio Del Pino

Resumo


Vivemos num momento em que a educação deve possibilitar aos indivíduos o acompanhamento do desenvolvimento científico, tecnológico e social. Porém o ensino que a escola oferece é ainda muito fragmentado, neste contexto surgem novas abordagens de acordo com os objetivos desejados. Este artigo relata uma prática pedagógica desenvolvida com uma abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), que buscou aproximar os conteúdos estudados em Química com o cotidiano, possibilitando aos estudantes uma participação mais crítica no seu meio social. A atividade foi desenvolvida com vinte estudantes. O desenvolvimento de conteúdos de Química deu-se através da temática produção de sabão a partir da reutilização do óleo de fritura (reação de saponificação). Utilizaram-se dois instrumentos diagnósticos, um vídeo sobre as consequências do descarte inadequado do óleo e também uma atividade experimental de produção de sabão. Com base nos documentos escritos pelos alunos pode-se perceber que houve um aumento no interesse pelos conceitos científicos e principalmente uma reflexão sobre a resolução de problemas sociais e ambientais. Assim, constatou-se que a abordagem CTSA é uma boa estratégia para o ensino de Química.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Thales Fagundes Machado, Denise da Silva, Jhon Pablo Lima Cornélio, José Claudio Del Pino

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIO

Call for Papers: Practice and Specific knowledge for teaching mathematics in early childhood education

Editors
M. Cinta Muñoz-Catalán University of Seville (Spain)
M. Mar Liñán-García University of Seville and University College Cardenal Spínola-CEU (Spain)

Submit your paper to Acta Scientiae Journal with the following general characteristics and timetable:

  • Mention of submission to this Special Issue
  • Language: Papers are accepted only in English
  • Deadline for Manuscript Submission: November 30, 2020
  • Publication Date: December 2021 Special Issue (Vol. 23)

Further information, including instructions for authors and subscription information, can be found here.

Conceito A1 na Capes (2019)

Índice h5 do Google Scholar: 8

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.