Uma Experiência de Ensino da Psicogênese do Pensamento Físico para Futuros Professores do Ensino Fundamental em Portugal / An Experience of Teaching the Psychogenesis of Physical Thinking to Pre-Service Elementary School Teachers in Portugal

Renato Pires dos Santos

Resumo


Neste artigo relata-se uma experiência de ensino do conteúdo "Psicogênese do PensamentoFísico" para futuros professores do ensino básico do 1º Ciclo no Instituto Piaget, Portugal, no períodoletivo 1999/2000. Procurou-se conscientizá-los da presença e da estabilidade das concepções alternativasneles mesmos, para melhor sensibilizá-los dessa presença em seus futuros alunos. Para tal,utilizou-se uma dinâmica de grupos e estratégias de reforço cognitivo seguido de conflito cognitivo.Na construção de grupos razoavelmente homogêneos em termos de presença de concepções alternativas,foi utilizado o Force Concept Inventory de Hestenes, Wells e Swackhammer (1992). Possivelmente,graças a essa conscientização prévia, foram conseguidos bons resultados pelos alunos naidentificação de estágios piagetianos em diálogos de crianças.

In this article, the author describes his experience of teaching the psychogenesis of physicalthinking to pre-service elementary school teachers at Instituto Piaget, Portugal, at the 1999/2000 schoolyear. The author tried to conscientize them of the presence and stability of alternative conceptions inthemselves with the intention of sensibilizing them of that presence in their future pupils. Group dynamicsand cognitive reinforcement followed by cognitive conflict strategies were used. For the formation ofreasonably homogeneous groups in terms of presence alternative conceptions, the Force Concept Inventory de Hestenes, Wells e Swackhammer (1992) was utilized. Possibly thanks to this previousconscientization, good results were attained by the students in the identification of Piagetian stages inchildren's dialogues.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Renato Pires dos Santos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.