Horizontes Antevistos e Incoerências Reveladas nas Políticas Públicas para a Formação Continuada de Professores / Horizons envisioned and revealed inconsistencies in the Public Policy for the Continuing Education Teacher

Adriana Richit

Resumo


A partir do presente artigo procura-se deflagrar reflexões e compreensões sobre a formação continuada de professores, explicitando horizontes antevistos e incoerências reveladas no âmbito das recentes políticas públicas de educação. Tais reflexões e compreensões sustentam-se nos resultados de uma pesquisa de doutorado, sistematizada em Richit (2010). O referido estudo, desenvolvido na perspectiva qualitativa de pesquisa, tomou como foco investigativo a formação continuada de
professores, entendida como processo de desenvolvimento profissional. Para tanto, engajou docentes de matemática da educação básica, num total de quinze profissionais, da rede pública estadual de ensino da cidade de Erechim, RS, os quais participaram de uma ação formativa semipresencial, pautada no desenvolvimento de debates e atividades investigativas sobre as possibilidades de uso de tecnologias nos processos educativos em matemática na educação básica. Mediante a análise dos dados apreendidos, o estudo sugere possibilidades para o desenvolvimento profissional docente no âmbito das recentes políticas públicas voltadas à formação de professores e entraves manifestados na
implementação dessas, sobretudo no que se refere à formação para uso pedagógico das tecnologias. Evidencia, ainda, outros aspectos – culturais, sociais, estruturais, motivacionais etc. – que perpassam o desenvolvimento profissional do professor e a implementação de novas práticas, sinalizando, por fim, a necessidade de novos estudos contemplando essa temática.

From this article seeks to trigger systematic reflections and insights into the continuingeducation of teachers, explaining horizons envisioned and revealed inconsistencies in the contextof recent public education policies. Such reflections and insights are underpinned by the results of adoctorate research systematized in Richit (2010). The study, developed in a qualitative perspectiveto research, focussed on investigative the continued formation of teachers, understood as a processof professional development. To do so, engaged in mathematics teachers of basic education, a totalof fifteen professionals, of state public schools of the city of Erechim, RS, who participated in aformative action blended, based on the development of investigative activities and discussions about the possibilities use of technology in the educational processes in mathematics in basic education.Through the analysis of data seized, the study suggests possibilities for the professional developmentof teachers in the context of the recent public policies for teacher training and manifested inthe implementation of these barriers, especially with regard to training for pedagogical use oftechnologies. Evidence also other aspects - cultural, social, structural, motivational, etc. - thatunderlie the teacher’s professional development and implementation of new practices, signaling,finally, the need for further studies looking at this issue.


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