Ensino de Aritmética no Rio Grande do Sul: A Contribuição de Luiz Schuler, 1904
Resumo
Neste texto apresenta-se o livro Ensino de arithmetica: parte theorica, de Luiz Schuler, publicado em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em 1904. Para contextualizar esta apresentação fez-se uma retrospectiva de alguns aspectos relacionados às prescrições acerca do ensino de Aritmética, as quais constam no âmbito da legislação, no decorrer do período imperial e meados do período republicano. Presta-se atenção à descrição do livro, que se apresenta em volume único, se estrutura em oito capítulos e aborda conteúdos relacionados com números inteiros, frações, potências e raízes, medidas, razões e proporções, aplicação das progressões e logaritmos. Pode-se perceber que os conteúdos são apresentados a partir de definições formais e seguidos de exemplos, que traduzem a preocupação da Aritmética como um campo de estudo separado da Álgebra e da Geometria. Destaca-se, ainda, que o livro de Luiz Schuler possivelmente tenha tido circulação restrita ao Rio Grande do Sul.
Palavras-chave
História da Educação; Educação Matemática; Ensino Primário; Manuais Escolares
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Claudemir de Quadros, Vanilde Bisognin
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Lamentamos informar que, a partir de dezembro de 2023, a revista Acta Scientia não estará mais aceitando submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.