Ensino de Aritmética no Rio Grande do Sul: A Contribuição de Luiz Schuler, 1904
Resumo
Neste texto apresenta-se o livro Ensino de arithmetica: parte theorica, de Luiz Schuler, publicado em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em 1904. Para contextualizar esta apresentação fez-se uma retrospectiva de alguns aspectos relacionados às prescrições acerca do ensino de Aritmética, as quais constam no âmbito da legislação, no decorrer do período imperial e meados do período republicano. Presta-se atenção à descrição do livro, que se apresenta em volume único, se estrutura em oito capítulos e aborda conteúdos relacionados com números inteiros, frações, potências e raízes, medidas, razões e proporções, aplicação das progressões e logaritmos. Pode-se perceber que os conteúdos são apresentados a partir de definições formais e seguidos de exemplos, que traduzem a preocupação da Aritmética como um campo de estudo separado da Álgebra e da Geometria. Destaca-se, ainda, que o livro de Luiz Schuler possivelmente tenha tido circulação restrita ao Rio Grande do Sul.
Palavras-chave
História da Educação; Educação Matemática; Ensino Primário; Manuais Escolares
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