A Avaliação de Aritmética nas Escolas Públicas de Porto Alegre (1873-1909)
Resumo
O presente artigo apresenta resultados de pesquisa histórica que centraram atenção na compreensão dos critérios estabelecidos e dos saberes matemáticos avaliados em escolas públicas de Porto Alegre no final do século XIX e início do século XX. A partir da análise da legislação, dos programas de ensino e dos registros em ata dos exames aos quais eram submetidos os estudantes, pretendeu-se identificar como se desenvolviam tais rituais de avaliação e quais eram, dentre os conteúdos ensinados em aula, aqueles cujo domínio se considerava necessário para a aprovação no nível de ensino mais elementar. A pesquisa circunscreveu a análise aos documentos referentes às escolas públicas da cidade de Porto Alegre, em função da riqueza das fontes localizadas acerca dessas escolas. A análise desses documentos sugere que, dentre os saberes matemáticos, os conhecimentos de Aritmética eram aqueles que prevaleciam nas avaliações escolares do período. O estudo dialoga com a produção teórica de Roger Chartier, no que se refere à História Cultural, de Michel de Certeau, para pensar as atas de exame como resultado das operações escriturísticas escolares, de André Chervel, acerca da História das Disciplinas Escolares e, por fim, de Philippe Perrenoud, quanto ao conceito de avaliação.
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eISSN: 2178-7727
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