A Avaliação de Aritmética nas Escolas Públicas de Porto Alegre (1873-1909)

Joseane El Hawat, Natalia Gil

Resumo


O presente artigo apresenta resultados de pesquisa histórica que centraram atenção na compreensão dos critérios estabelecidos e dos saberes matemáticos avaliados em escolas públicas de Porto Alegre no final do século XIX e início do século XX. A partir da análise da legislação, dos programas de ensino e dos registros em ata dos exames aos quais eram submetidos os estudantes, pretendeu-se identificar como se desenvolviam tais rituais de avaliação e quais eram, dentre os conteúdos ensinados em aula, aqueles cujo domínio se considerava necessário para a aprovação no nível de ensino mais elementar. A pesquisa circunscreveu a análise aos documentos referentes às escolas públicas da cidade de Porto Alegre, em função da riqueza das fontes localizadas acerca dessas escolas. A análise desses documentos sugere que, dentre os saberes matemáticos, os conhecimentos de Aritmética eram aqueles que prevaleciam nas avaliações escolares do período. O estudo dialoga com a produção teórica de Roger Chartier, no que se refere à História Cultural, de Michel de Certeau, para pensar as atas de exame como resultado das operações escriturísticas escolares, de André Chervel, acerca da História das Disciplinas Escolares e, por fim, de Philippe Perrenoud, quanto ao conceito de avaliação.


Palavras-chave


História da Educação; Educação Matemática; Ensino Primário; Aritmética; Avaliação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Joseane El Hawat, Natalia Gil

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.