Agroquímicos e Impactos Ambientais: análise dos conhecimentos prévios de alunos de um curso técnico em agropecuária

Suelen Bomfim Nobre, Tania Renata Prochnow, Maria Eloisa Farias

Resumo


O artigo apresenta uma análise dos conhecimentos prévios sobre a temática Agroquímicos, de estudantes do 3ª ano do Ensino Politécnico em Agropecuária, de uma instituição pública localizada em uma área rural na região metropolitana de Porto Alegre/RS. A seleção do tema foi realizada em função de serem os agroquímicos algumas das substâncias maiores causadoras de contaminação humana e ambiental e por se tratar de uma abordagem relevante em cursos da área agrícola. Foi aplicado um questionário semiestruturado, caracterizado pelo Método Misto. A análise dos dados foi baseada na análise de conteúdo. Os resultados indicaram que para 51% dos discentes, os agroquímicos são sinônimos de venenos. Foi constatado também, que a maioria dos alunos não compreende os desenhos e as tarjas presentes nos rótulos das embalagens dos agroquímicos. Cerca de 63% dos estudantes afirmaram que são favoráveis ao uso de agroquímicos. Consideramos que os resultados obtidos nesta pesquisa indicam defasagens nos processos de ensino e aprendizagem, no que se refere ao conteúdo sobre Agroquímicos.


Palavras-chave


Agroquímicos. Agrotóxicos. Ensino técnico.

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