Agroquímicos e Impactos Ambientais: análise dos conhecimentos prévios de alunos de um curso técnico em agropecuária

Suelen Bomfim Nobre, Tania Renata Prochnow, Maria Eloisa Farias

Resumo


O artigo apresenta uma análise dos conhecimentos prévios sobre a temática Agroquímicos, de estudantes do 3ª ano do Ensino Politécnico em Agropecuária, de uma instituição pública localizada em uma área rural na região metropolitana de Porto Alegre/RS. A seleção do tema foi realizada em função de serem os agroquímicos algumas das substâncias maiores causadoras de contaminação humana e ambiental e por se tratar de uma abordagem relevante em cursos da área agrícola. Foi aplicado um questionário semiestruturado, caracterizado pelo Método Misto. A análise dos dados foi baseada na análise de conteúdo. Os resultados indicaram que para 51% dos discentes, os agroquímicos são sinônimos de venenos. Foi constatado também, que a maioria dos alunos não compreende os desenhos e as tarjas presentes nos rótulos das embalagens dos agroquímicos. Cerca de 63% dos estudantes afirmaram que são favoráveis ao uso de agroquímicos. Consideramos que os resultados obtidos nesta pesquisa indicam defasagens nos processos de ensino e aprendizagem, no que se refere ao conteúdo sobre Agroquímicos.


Palavras-chave


Agroquímicos. Agrotóxicos. Ensino técnico.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Suelen Bomfim Nobre, Tania Renata Prochnow, Maria Eloisa Farias

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.