Agroquímicos e Impactos Ambientais: análise dos conhecimentos prévios de alunos de um curso técnico em agropecuária

Suelen Bomfim Nobre, Tania Renata Prochnow, Maria Eloisa Farias

Resumo


O artigo apresenta uma análise dos conhecimentos prévios sobre a temática Agroquímicos, de estudantes do 3ª ano do Ensino Politécnico em Agropecuária, de uma instituição pública localizada em uma área rural na região metropolitana de Porto Alegre/RS. A seleção do tema foi realizada em função de serem os agroquímicos algumas das substâncias maiores causadoras de contaminação humana e ambiental e por se tratar de uma abordagem relevante em cursos da área agrícola. Foi aplicado um questionário semiestruturado, caracterizado pelo Método Misto. A análise dos dados foi baseada na análise de conteúdo. Os resultados indicaram que para 51% dos discentes, os agroquímicos são sinônimos de venenos. Foi constatado também, que a maioria dos alunos não compreende os desenhos e as tarjas presentes nos rótulos das embalagens dos agroquímicos. Cerca de 63% dos estudantes afirmaram que são favoráveis ao uso de agroquímicos. Consideramos que os resultados obtidos nesta pesquisa indicam defasagens nos processos de ensino e aprendizagem, no que se refere ao conteúdo sobre Agroquímicos.


Palavras-chave


Agroquímicos. Agrotóxicos. Ensino técnico.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Suelen Bomfim Nobre, Tania Renata Prochnow, Maria Eloisa Farias

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIO

Call for Papers: Practice and Specific knowledge for teaching mathematics in early childhood education

Editors
M. Cinta Muñoz-Catalán University of Seville (Spain)
M. Mar Liñán-García University of Seville and University College Cardenal Spínola-CEU (Spain)

Submit your paper to Acta Scientiae Journal with the following general characteristics and timetable:

  • Mention of submission to this Special Issue
  • Language: Papers are accepted only in English
  • Deadline for Manuscript Submission: November 30, 2020
  • Publication Date: December 2021 Special Issue (Vol. 23)

Further information, including instructions for authors and subscription information, can be found here.

Conceito A1 na Capes (2019)

Índice h5 do Google Scholar: 8

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.