Simulação de Colisões Dirigidas ao Ensino de Física / Collisions Simulations for Teaching Physics

Mari Aurora Favero Reis, Agostinho Serrano de Andrade Neto

Resumo


Entre as possibilidades do uso do computador no ensino de física, a simulação computacionalde experimentos de laboratórios didáticos tem sido uma das mais abordadas nos últimos anos. NaInternet é possível encontrarmos um grande número de simulações que podem ser utilizadas poreducadores para abordagem de conceitos e leis físicas. Foram selecionados cinco programas quesimulam colisões mecânicas e que podem ser utilizados no estudo de conceitos e leis importantespara o tema. O propósito deste trabalho é estabelecer critérios importantes para o ensino, com oauxílio de simulações, de colisões e fazer uma avaliação das simulações selecionadas, à luz deresultados de pesquisas publicadas na área de ensino de física.

Among the possibilities of using computers in physics education, computer simulations ofdidactic laboratory experiments have been one of the most used in the last years. In the Internet, onecan find a large number of simulations that can be used by educators to teach physics laws andconcepts. Five programs were selected that simulate mechanical collisions and that can be used inteaching important laws and concepts of mechanical collisions. The purpose of this work is to setimportant criteria for the teaching of mechanical collisions, with the help of simulations, and performan evaluation of the selected simulations, in the light of research done in the field of physics teaching.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Mari Aurora Favero Reis, Agostinho Serrano de Andrade Neto

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Chamada de Artigos: Ensino de Ciências Básicas e Matemática

Editores
Gabriel Loureiro de Lima (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Marilia Rios de Paula (Associação Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Ensino de Ciências Básicas e Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: ampliado até 6 de junho de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Dezembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Chamada de Artigos: Geometria e Educação Matemática

Editores
Maria Célia Leme da Silva (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil)
Thiago Pedro Pinto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Brasil)

Envie seu artigo para a Revista Acta Scientiae com as seguintes características gerais e cronograma:

  • Menção clara de submissão à Edição Especial sobre 'Geometria e Educação Matemática'
  • Prazo para envio do manuscrito: 30 de abril de 2022
  • Idioma: Os artigos são aceitos em português, espanhol ou inglês, mas, caso sejam aceitos, também será necessária uma versão em inglês para publicação conjunta
  • Data de Publicação: Novembro de 2022 Edição Especial (Vol. 24)

Mais informações, incluindo instruções para os autores e informações sobre assinaturas, podem ser encontradas aqui.

 

Conceito A1 na Capes(2019)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.