Avaliação das Atividades Informais Diante da Iniciação à Educação Científica no Ensino Básico no Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Roraima / Evaluation of the Informal, Extra-Class and Non- Formal Activities: Scientific Initiation in Basic Teaching and

Edson Roberto Oaigen, Bárbara Magalhães Diniz, Patricia N. dos Santos, Ricardo B. Morais

Resumo


A pesquisa em execução preocupa-se com a avaliação das atividades Informais, Extraclassee Não-formais sobre a Iniciação Científica no Ensino Básico, Fundamental e Médio, em três EstadosBrasileiros: Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Roraima. Para isso foram elaborados Instrumentos deColeta de Dados (ICDs) e aplicados em eventos, como: Mostras de Iniciação Científica, Salões eFeiras de Ciências nos Estados citados entre outras atividades. A pesquisa realizada, através deinstrumentos aplicados, das entrevistas e documentação “in loco”, serviram para coleta de opiniõessobre as habilidades desenvolvidas pelos alunos expositores, tais como: criatividade, capacidadede elaborar trabalhos com uso de metodologia adequada à investigação científica, valendo-se deum conjunto pré-elaborado de referências teóricas, aliada aos aspectos metodológicos, aos objetivos,à justificativa, à importância da pesquisa para solução de problemas da comunidade e à capacidadede comunicação oral e escrita dos resultados obtidos. A pesquisa foi feita com uma amostra constituídapor professores, alunos, pais, visitantes e pessoas da comunidade em geral, que participaram e/ouvisitaram os eventos realizados. Os resultados obtidos propiciaram dados importantes sobre comoas atividades informais, extraclasse e não-formais, atuam em relação ao ensino formal, bem como, sobre as influências na disseminação da produção científica dos envolvidos, possibilitando umaoportuna troca de experiências e conhecimentos. Essa prática informal visa a integração do ensinoformal com o meio loco-regional, atualizando e qualificando o processo ensino e aprendizagem,utilizando-se de recursos e multimeios intra e extra-escolares, na busca de resultados que indiqueme mostrem os caminhos para o aprofundamento do conhecimento, gerando uma vivência demetodologias diferentes daquelas desenvolvidas no ensino formal.

The research is about the evaluation of the informal, extra-class and non-formal activities. TheScientific Initiation in the Basic Teaching and High School, in three Brazilian States: Rio Grande doSul, Mato Grosso and Roraima. For this, Collect Data Tools (C. D. Ts) were elaborated and applied inevents as: Scientific Initiation Shows, Science Public Showing and Fairs in the states mentioned,among other activities. The research was done through the applied tools, the interviews and documents“in loco”, they were used for the collect of opinions about the abilities developed by the expositors’students as: creativeness, capacity of elaborating works with the suitable methodology to the scientificinvestigation, using a pre-elaborate set of theoric references, with the methodological aspects, thepurposes, the justifications, the importance of the research for the problems’ solution in the communityand the capacity of oral and written communication of the results. The research was done with asample formed by teachers, students, parents, visitors and persons of the community, that participatedand / or visited the events. The results gave important data about how the informal, extra-class andnon-formal activities operate in relation to the formal teaching, as well, about the influences andspread of the scientific output of the person engaged, enabling a suitable change of experiences andknowledges. This informal practice searches the integration of the formal teaching with the “logoregional”environmental updating and qualifyng the teaching and learning precess, using the resourcesand intra / extra school multimedia, in searching of results that indicate and show the ways for thedeep knowledge, producing an experience of different methodologies from those develop in theformal education.


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