Ensino de Ciências na Pedagogia: situações-limite e atos-limite na visão de formadoras da área

Giséli Duarte Bastos, Elenize Rangel Nicoletti, Gisandro Cunha Ilha, Cristiane Muenchen

Resumo


A formação dos pedagogos possui caráter polivalente, formando um mesmo profissional para atuar nas diversas áreas do conhecimento nos anos iniciais da escolarização. Em vista disso, pesquisas apontam que algumas áreas específicas acabam sendo menos trabalhadas por esses profissionais, entre elas, as Ciências. Neste trabalho, buscamos identificar, por meio do uso da entrevista aberta, como duas formadoras, que atuam nas disciplinas relacionadas ao Ensino de Ciências, em dois cursos de Pedagogia da região central do RS, veem a formação do pedagogo e se vislumbram possibilidades para uma possível mudança desse cenário no que diz respeito ao Ensino de Ciências. Para tanto, tomamos como referencial Paulo Freire e seus conceitos de inédito-viável, situação-limite e ato-limite na perspectiva humanizadora e emancipatória da educação. Observamos que as professoras identificam situações-limite na prática junto aos discentes de pedagogia, mas possuem dificuldade em direcionar seus atos-limites em prol da superação desse quadro. No entanto, as formadoras não deixam de acreditar que a mudança é possível o que, segundo Freire, seria um primeiro passo rumo ao inédito-viável.


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Pedagogia; atos-limites; situações-limite; inédito-viável.

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Direitos autorais 2015 Giséli Duarte Bastos, Elenize Rangel Nicoletti, Gisandro Cunha Ilha, Cristiane Muenchen

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