O Erro Cometido em Prova de Matemática; um Saber Escolar?

André Gustavo Silva

Resumo


Neste artigo reflete-se acerca da possibilidade de aproveitamento do erro cometido pelos estudantes em provas escritas de matemática para deflagrar situações de aprendizagem do conteúdo matemático. Na perspectiva de explorar o erro como recurso didático para a aprendizagem oportunizou-se aos estudantes uma atividade proposta imediatamente após a entrega do resultado da prova escrita a fim de refletirem sobre os erros cometidos e a (re)construirem  seu conhecimento do conteúdo matemático por meio do preenchimento do relatório de reflexão dos erros – instrumento de intervenção elaborado pelos autores - e aplicarem os conhecimentos obtidos em situações análogas. São apresentados alguns resultados desta investigação desenvolvida com uma turma do nono ano do Ensino Fundamental no ano de 2011. Os resultados alcançados permitem inferir que pode ser frutífero investir no erro e inseri-lo como recurso pedagógico para o aprendizado do conteúdo matemático.

Palavras-chave


Erro matemático; Relatório de Reflexão dos Erros; Aprendizagem

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