Políticas Públicas de Inclusão de Alunos com Deficiência: alguns caminhos percorridos

Gilfran Melo Nascimento, Marlise Geller

Resumo


As políticas públicas de educação inclusiva de alunos com deficiência são abordadas neste artigo a partir de um estudo teórico sobre sua evolução ao longo da história e a influência dos organismos e acordos internacionais, dos quais o Brasil é parte e signatário, sobre as legislações que definem essas políticas em nível nacional. Assim, são apresentadas políticas públicas de educação inclusiva definidas por leis, decretos e resoluções federais ao longo dos anos. Como recorte de uma pesquisa de doutorado, são analisadas as percepções de gestores escolares de escolas inclusivas de quatro estados brasileiros a respeito dessas políticas na perspectiva do ensino de Ciências e Matemática. Por fim, considera-se que a educação inclusiva de alunos com deficiência não se faz apenas por força de lei, mas há que se encontrarem maneiras de fazer com que essas políticas públicas cheguem efetivamente ao cotidiano da escola inclusiva, uma vez que a história tem mostrado que os resultados almejados no papel nem sempre são conseguidos na prática, principalmente no âmbito do ensino de Ciências e Matemática.


Palavras-chave


Educação Inclusiva; Alunos com Deficiência; Políticas Públicas; Panorama Histórico; Ensino de Ciências e Matemática

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Call for Papers: Practice and Specific knowledge for teaching mathematics in early childhood education

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M. Cinta Muñoz-Catalán University of Seville (Spain)
M. Mar Liñán-García University of Seville and University College Cardenal Spínola-CEU (Spain)

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