Recuperação Individualizada de Conteúdos: caminhos percorridos por um estudante no estudo das equações de 1º grau

Andrielly Viana Lemos, Carmen Teresa Kaiber

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa de Mestrado, a qual investigou em que medida uma Sequência Didática com o tema Equações de 1º grau, disponível no Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA), favorece a recuperação de conteúdos para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A Sequência Didática foi estruturada visando uma retomada de ideias, conceitos e procedimentos em torno do conteúdo Equações de 1º grau e disponibilizada no SIENA, pois esse possibilita que os estudantes realizem testes adaptativos, a partir dos quais é gerado um mapa individualizado que apresenta o desempenho dos mesmos. Considerando esse desempenho, avaliado no âmbito do próprio sistema, sequências didáticas são disponibilizadas para recuperação dos conceitos nos quais os alunos apresentem dificuldades. Destacam-se, neste artigo, os resultados referentes aos caminhos percorridos por um aluno participante da pesquisa (aluno236), uma vez que foi o único que necessitou realizar recuperação em todos os conceitos da Sequência Didática desenvolvida. Os resultados obtidos ao longo da investigação apontam que a Sequência Didática Equações de 1º grau possibilitou aos alunos retomarem conceitos e procedimentos em torno do tema, favorecendo sua recuperação. Com relação ao aluno236, seu desempenho indica que ocorreu uma evolução ao longo da realização da Sequência Didática, principalmente no que se refere à compreensão do conceito de equação de 1º grau como uma igualdade e nos procedimentos de resolução de equações.


Palavras-chave


Recuperação Individualizada de Conteúdos;Sequência Didática Eletrônica; Equações de 1º Grau

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